Veja como um simples
e eficiente método criado pelos japoneses para reconstruir seu país devastado
pela guerra pode fazer a diferença no seu local de trabalho.
Maio de 1950. Em um
Japão sendo reconstruído após a completa destruição causada pela Segunda Guerra
Mundial, as indústrias locais necessitavam de algo que as permitisse colocar no
mercado produtos com preço e qualidade competitivos o suficiente para brigar
nos mercados da Europa e Estados Unidos. Com essa idéia em mente, o engenheiro
químico Kaoru Ishikawa criou o programa 5S, com o objetivo de possibilitar um
ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade.
Após o sucesso do
método, responsável por transformar o país em uma grande potência econômica, o
Japão passou a ser alvo de pesquisas por organizações estrangeiras, com o
intuito de conhecer as ferramentas gerenciais utilizadas para justificar
tamanho ganho de produtividade. Desta forma, o 5S foi ocidentalizado, e suas
técnicas foram difundidas e aplicadas em diversas empresas de manufatura, tendo
sempre como finalidade a melhoria do ambiente de trabalho.
O programa 5S tem
como base a prática milenar de princípios e fundamentos educacionais que os
pais ensinam a seus filhos, e que os acompanham até a fase adulta, recebendo
esta denominação como uma referência à letra inicial dos cinco princípios
adotados: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Seiri – senso de
utilização: verifique o que é realmente
necessário no seu ambiente de trabalho (ferramentas, materiais, papéis...). O
que não está sendo usado deve ser guardado ou descartado. Este processo diminui
os obstáculos à produtividade no trabalho.
Seiton – senso de
ordenação: envolve a necessidade de um espaço
organizado (arquivo de documentos, quadro de ferramentas, etc). Disponha os
materiais que utiliza no serviço de maneira a melhorar o fluxo de trabalho,
eliminando movimentos desnecessários.
Seiso – senso de
limpeza: a limpeza é uma necessidade básica
de qualquer ambiente. Comumente, em escritórios, existe uma equipe para
realizar esta limpeza. Contudo, podemos ajudar jogando o lixo fora, por
exemplo.
Seiketsu – senso de
saúde: além do ambiente de trabalho, o asseio pessoal
também merece atenção. O seiketsu visa a melhoria da qualidade de vida, criando
condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional. Trabalhe a sua
auto-estima, administre problemas e conflitos emocionais, expulse os maus
sentimentos e tenha empatia. Além disso, deve-se estar atento ao bem-estar coletivo,
mantendo um bom clima organizacional e zelando pela qualidade das relações de
trabalho.
Shitsuke – senso de
auto-disciplina: a última etapa do programa refere-se
ao compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos,
definidos pelos quatro princípios anteriores. Se o shitsuke está sendo
executado, significa que todas as etapas do 5S estão se consolidando.
Fonte: Cristian Both
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