quarta-feira, 19 de agosto de 2015

5S – A organização do local de trabalho



Veja como um simples e eficiente método criado pelos japoneses para reconstruir seu país devastado pela guerra pode fazer a diferença no seu local de trabalho.


 
Maio de 1950. Em um Japão sendo reconstruído após a completa destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, as indústrias locais necessitavam de algo que as permitisse colocar no mercado produtos com preço e qualidade competitivos o suficiente para brigar nos mercados da Europa e Estados Unidos. Com essa idéia em mente, o engenheiro químico Kaoru Ishikawa criou o programa 5S, com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade.

Após o sucesso do método, responsável por transformar o país em uma grande potência econômica, o Japão passou a ser alvo de pesquisas por organizações estrangeiras, com o intuito de conhecer as ferramentas gerenciais utilizadas para justificar tamanho ganho de produtividade. Desta forma, o 5S foi ocidentalizado, e suas técnicas foram difundidas e aplicadas em diversas empresas de manufatura, tendo sempre como finalidade a melhoria do ambiente de trabalho.

O programa 5S tem como base a prática milenar de princípios e fundamentos educacionais que os pais ensinam a seus filhos, e que os acompanham até a fase adulta, recebendo esta denominação como uma referência à letra inicial dos cinco princípios adotados: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

Seiri – senso de utilização: verifique o que é realmente necessário no seu ambiente de trabalho (ferramentas, materiais, papéis...). O que não está sendo usado deve ser guardado ou descartado. Este processo diminui os obstáculos à produtividade no trabalho.

Seiton – senso de ordenação: envolve a necessidade de um espaço organizado (arquivo de documentos, quadro de ferramentas, etc). Disponha os materiais que utiliza no serviço de maneira a melhorar o fluxo de trabalho, eliminando movimentos desnecessários.

Seiso – senso de limpeza: a limpeza é uma necessidade básica de qualquer ambiente. Comumente, em escritórios, existe uma equipe para realizar esta limpeza. Contudo, podemos ajudar jogando o lixo fora, por exemplo.

Seiketsu – senso de saúde: além do ambiente de trabalho, o asseio pessoal também merece atenção. O seiketsu visa a melhoria da qualidade de vida, criando condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional. Trabalhe a sua auto-estima, administre problemas e conflitos emocionais, expulse os maus sentimentos e tenha empatia. Além disso, deve-se estar atento ao bem-estar coletivo, mantendo um bom clima organizacional e zelando pela qualidade das relações de trabalho.

Shitsuke – senso de auto-disciplina: a última etapa do programa refere-se ao compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos, definidos pelos quatro princípios anteriores. Se o shitsuke está sendo executado, significa que todas as etapas do 5S estão se consolidando.



Fonte: Cristian Both

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