terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Para o descanso dos seus olhos!

Ficar muito tempo em frente ao computador pode ser um problema. Hoje passamos horas nos escritórios e sem os cuidados necessários com os nossos olhos. O cansaço pode gerar olhos vermelhos, irritados e intolerantes à luz. A principal causa é olhar tempo demais para o mesmo ponto. A pessoa pisca pouco, os olhos ficam sem lubrificação e acabam ressecados. Aprenda alguns exercícios para fazer no escritório e algumas dicas de iluminação para diminuir o cansaço nos olhos:
1.     Direcione lentamente o olhar para cima, depois para baixo. Continue com um movimento lento para a esquerda e depois para a direita. Repita o exercício durante três ou quatro minutos.
2.     Sempre que estiver trabalhando na frente do monitor e sentir que os olhos estão cansados, desvie o olhar da tela. Esfregue uma mão na outra e coloque-as em forma de concha sobre as pálpebras. Mantenha-se assim durante alguns minutos e você sentirá a diferença.
3.     Uma das maneiras de evitar o problema é deixar a tela do computador mais baixa que os olhos. Isso diminuirá a área de exposição e a evaporação da lágrima. Outra coisa importante é lembrar que é preciso piscar. Quem fica em frente ao computador pisca pouco, normalmente, a gente pisca de 10 a 15 vezes por minuto. Quem faz essa atividade pisca quatro ou cinco vezes no mesmo período.
4.     cada hora, olhe para o horizonte. É como se a musculatura dos olhos tivesse um descanso.
5.     Caso o local de trabalho seja próximo a uma janela por onde entre muito sol, é conveniente ajustar cortinas ou persianas para que as luzes não interfiram diretamente no monitor.
6.     Evite trabalhar em locais escuros, pois o monitor parecerá um farol no meio da escuridão. Os olhos terão de fazer força para enxergá-lo, por conta do contraste entre a ausência e a presença de luz intensa ao mesmo tempo. Se não há maneira de evitar, deve-se diminuir a luminosidade da tela. Isso permitirá um razoável conforto, mas, mesmo assim, em determinado momento os olhos vão se irritar.
7.     Caso o usuário pretenda realmente se livrar do cansaço visual e necessite de luzes apropriadas para sua casa ou local de trabalho, existem lojas especializadas em iluminação de alta qualidade que podem se adequar ao padrão de cada um.
8.     Plantas naturais no local de trabalho não só tornam os espaços mais úmidos, como também reduzem a poeira e outras partículas que poderiam irritar os olhos.
9.     Modelos de tela plana valem o investimento, pois oferecem visualização melhor que as telas curvas. Além de maior qualidade visual, os monitores CRT de tela plana oferecem melhores taxas de refresh, além de ajustes mais ricos de contraste e cor. Muitos escritórios vêm optando por telas LCD por razões ergonômicas e de economia de energia. O mais importante é que a resolução da tela de LCD também reduz o cansaço visual.
10.  Tamanhos de fonte também podem ser ajustados para facilitar a leitura. Caso seja necessário se inclinar em direção à tela para ler o texto, é melhor aumentar um pouco o tamanho das letras.
11.  Optometristas recomendam que o monitor esteja a uma distância entre 50 e 70 cm dos olhos, aproximadamente à distância de um braço esticado.
12.  Filtros e escudos antibrilho para monitores podem ser de vidro óptico ou polarizado, servindo para telas CRT, telas planas ou laptops. Pode-se ainda optar por coberturas anti-estáticas, que repelem poeira.

Fique atento! Não deixe que o uso excessivo do computador, iluminação de má qualidade e outros fatores do ambiente, gere problemas na sua visão ou de seus funcionários.



Texto extraído de: http://blog.giacomelli.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário