segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Benefícios do Chimarrão

Você sabia que o Chimarrão, além de gostoso, tem vários benefícios para nossa saúde?
Feito a partir da erva-mate, uma planta nativa do Sul da América do Sul, também é misturado com diferentes chás como anis, hortelã, erva doce e outros.



Os benefícios são:

Elimina a fadiga – O chimarrão possui alcalóides, sendo o principal a cafeína, eliminando assim, o cansaço, tanto físico como mental.
Digestivo – A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal.
Diurético – Como o chimarrão é tomado quente (60 a 75ºC), fortalece ainda mais a capacidade diurética. Beneficia quem tem retenção de líquidos.
Contém sais minerais – A erva-mate possui os minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês. Também possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular.
Auxilia na regeneração celular – Os bioativos do chimarrão ajudam na manutenção de nossas células.
Estimula atividade física – Além de aquecer e eliminar a fadiga, irá proporcionar mais energia na hora de enfrentar uma atividade física.

Quantidade diária recomendada
Não existe uma regra geral, pois as necessidades e tolerâncias variam para cada pessoa. Em geral, os chás diuréticos como a erva-mate podem ser utilizados em doses altas, sem problemas. O excesso é eliminado pela urina.

Quem toma chimarrão, pode praticar atividades físicas tranquilamente?
Deve. A atividade física é muito benéfica à saúde, para todas as idades e todas as pessoas.

Existe algum período antes do exercício em que se deve evitar o chimarrão? E depois da atividade física?
Antes da atividade física seu consumo se torna benéfico em razão da presença da cafeína. Amplia a energia e a capacidade de desenvolver as atividades físicas, sendo um excelente estimulante.
No pós-treino não é interessante sua utilização, pois o organismo já perdeu líquidos durante a atividade física, e o chimarrão, por ser diurético, não irá hidratar o corpo.

Observação Importante:
O chimarrão é diurético, ou seja, auxilia o corpo na eliminação de líquidos. Ele não hidrata o corpo, ao contrário do que muitos pensam. Desta forma, não pode ser substituído pela água pura, em temperatura ambiente.

Fonte: BlogZH – Adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário