terça-feira, 14 de abril de 2015

Espaço de menos, charme de sobra

Imóveis cada vez menores desafiam a criatividade


Entre as mudanças de padrões ocorridas no mercado imobiliário, nos últimos anos, a mais significativa tem sido a diminuição nos tamanhos dos imóveis, que gera às famílias o grande desafio de distribuir móveis e objetos necessários ao bom andamento da rotina doméstica em pequenos espaços.
Uma decoração bem planejada pode ajudar ou atrapalhar este objetivo, de acordo com o arquiteto Mateus José, 27 anos. “Atualmente é necessário montar um ambiente que não só seja confortável, mas também funcional”, explica.
Segundo o arquiteto, antes mesmo de comprar os móveis e objetos de decoração, é importante pensar na circulação adequada que um ambiente deve ter. Grandes tamanhos de camas e exagerados pedidos de armários não deixam espaço para as circulações laterais, tão importantes para quando levantamos durante a noite.
“Quem nunca tropeçou em um ambiente apertado ou quase deixou o dedinho do pé na base de um móvel? É isso que precisamos evitar na hora de planejar um ambiente”, alerta.
Já para o arquiteto e urbanista Valter Felix, é imprescindível aproveitar ao máximo cada espaço disponível. Para ele, o importante é adquirir móveis e objetos que se encaixem no ambiente, ao invés de tentar adequar o cômodo aos móveis que se deseja comprar.
Entretanto, se o morador já possui objetos de outros ambientes que queira utilizar na decoração, Valter recomenda aproveitar ao máximo a área vertical do espaço, acomodando itens de decoração em prateleiras, nichos e armários altos.
Multifuncionais
Atualmente, existe uma diversidade de móveis com mais de uma função no mercado - bancos que viram mesas, camas com nichos, mesinhas de centro que escondem gaveteiros e baús, que, por sua vez, viram pufs.
“Mas não se esqueça de que ele tem que, antes de tudo, ser fácil de usar. A partir do momento em que o móvel atrapalha a funcionalidade do cotidiano do morador, ele perde seu sentido”, alerta Valter. 
Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/lazerecultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário