terça-feira, 20 de maio de 2014

Escritório sustentável

Boas práticas a aplicar durante o dia de trabalho
Por todo o mundo, das pequenas empresas às multinacionais, os serviços administrativos são levados a cabo em escritórios. Como é um espaço transversal a toda a sociedade moderna, impõe-se a aplicação de boas práticas tendo em vista o escritório sustentável, vulgarmente designado por “escritório verde”.
Um escritório verde é um espaço:
1.        Ecológico - utiliza produtos não tóxicos, reciclados e/ou “amigos do ambiente” e aplica práticas de redução e reutilização de materiais;
2.        Eficiente - reduz o uso de água, energia e de recursos materiais ao mínimo e produz o mínimo de resíduos;
3.       Saudável – tem uma boa qualidade do ar interior e o mínimo de poluição visual e sonora.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Dicas de Ergonomia

 Punho Neutro é fundamental! Assim como a altura do monitor, a do teclado também deve ser regulável. Ajuste-a até que fique no nível da altura dos seus cotovelos. Durante a digitação é importante que o punho fique neutro (reto). Mantenha o teclado sempre na posição mais baixa e digite com os braços suspensos ou use um apoio de punho!
 Pés bem apoiados! É importante que as pessoas possam trabalhar com os pés no chão. As cadeiras devem, portanto, possuir regulagens compatíveis com as da população em questão. Para o Brasil, o ideal seriam cadeiras com regulagem de altura a partir de 36 cm. Quando a cadeira não permite que a pessoa apoie os pés no chão, a solução é adotar um apoio para os pés, que serve para relaxar a musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores.
 Dê um descanso para as costas! Com exceção de algumas atividades, as cadeiras devem possuir espaldar (encosto) de tamanho médio. Uma maior superfície de apoio garante uma melhor distribuição do peso corporal, e um melhor relaxamento da musculatura. É recomendável ainda, que as cadeiras não tenham braços (o apoio deve estar nas mesas, para garantir um apoio correto) e o revestimento deve ser macio e com forração em tecido rugoso.

terça-feira, 29 de abril de 2014

A importância da ergonomia nas empresas

A importância da Ergonomia nas empresas está na contribuição para a promoção da segurança e bem-estar das pessoas e consequentemente a eficácia dos sistemas nas quais elas se encontram envolvidas.
 Deve ser adaptada não só às características antropométricas da população, mas também à natureza do trabalho, ou seja, as exigências da tarefa e particularidades de cada indivíduo.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Como montar uma sala de reunião

Salas de reuniões corporativas são espaços geralmente onde se decide o futuro de uma empresa, onde são discutidos negócios, planejamentos, metas, enfim, diversos fatores de suma importância para o crescimento da mesma.
Ao se projetar uma sala de reunião, os móveis, principalmente mesas e cadeiras são peças-chave para que o ambiente se torne propício à importância das discussões, pois, são essenciais para uma boa usabilidade e Ergonomia, Este local, os antes de tudo, deve ser limpo, organizado, reservado e confortável, considerando que grandes reuniões possam durar horas.
Na escolha do Mobiliário, devem-se considerar os diferentes perfis físicos dos usuários e como estes poderão ser acomodados da melhor maneira possível.


A importância da Ergonomia

A maioria das pessoas passa grande parte do dia trabalhando, desempenhando funções variadas. Por isso, seja na empresa ou dentro de casa, a escolha correta dos móveis para escritório e muito importante. Um mobiliário inadequado pode acarretar problemas de saúde, agravados com o tempo, levam auma incapacitação para o trabalho e ate de outras atividades da rotina diária. Então, é preceito fundamental considerar a ergonomia na hora de planejar estes ambientes.  




terça-feira, 11 de março de 2014

COMO ORGANIZAR SUA MESA DE TRABALHO

Na correria, nossa estação de trabalho vira uma bagunça. Porém isso é horrível para a imagem de qualquer pessoa, demonstrando que o funcionário não tem condições de cuidar de tudo, inclusive das suas próprias responsabilidades. Uma mesa de trabalho desorganizada e cheia de coisas que não pertence ao ambiente de trabalho fala muito sobre a personalidade do seu dono.

Uma mesa de trabalho organizada, além de melhorar sua imagem com as pessoas que trabalham com você, também ajuda a otimizar seu tempo, evitando perda de coisas importantes, sujeira, desperdícios e proporciona um ambiente melhor para se trabalhar.


Algumas dicas de como você pode organizar sua mesa de trabalho com hábitos simples e comprando ferramentas importantes:

1 - Tenha o hábito de limpar sua mesa de trabalho todo o dia. Escolha um momento para fazer uma limpeza. Escolha, por exemplo, o fim do expediente, pois quando você chegar no outro dia, estará tudo organizado, ou se preferir, o início do expediente ou horário da volta do almoço. Enfim, escolha um momento e crie o hábito de limpar todo o dia, para não acumular sujeira e achar coisas que você precisa durante o trabalho.

2 - Tenha um kit de limpeza próximo a você. Nesse kit podem conter flanelas, álcool em gel, guardanapos e uma lixeira sempre próxima, pois se houver algum incidente, você já tem o socorro à mão.

3 - Organize conforme as prioridades. Pense em organizar suas coisas separadamente, em pastas ou caixas organizadoras e defina suas prioridades como URGENTES, ARQUIVAR, PENDENTES, DESPACHAR. Enfim, assim você e outras pessoas saberão no que está trabalhando e terão a impressão de que você tem tudo organizado, catalogado e sob controle.

4 - Minimize os papeizinhos, criando uma agenda ou local de anotações. A pior coisa que existe são os famosos papeizinhos de anotação que a gente vive perdendo. Centralize tudo em um lugar só, seja em um caderno, post-it preso no computador, uma agenda ou até um programa de lembretes no computador.

5 - Não deixe trabalho importante dentro de gavetas. Muitas vezes você pode esquecer trabalhos urgentes e prioridades escondidas. Deixe à mostra aquilo que é prioridade e urgência para resolver e não saia do trabalho sem rever se não deixou coisas urgentes para trás. Isso evitará dores de cabeça inesperadas.

6 - Se conseguir, coloque nome nos seu materiais de escritórios. Assim, você evita de alguém ficar com algo que é seu. Muita gente fica assim mesmo, mas os honestos podem ficar constrangidos e devolver seus materiais.

7 - Guarde seus materiais de escritório todos juntos. É horrível você chegar a uma estação de trabalho e ver grampeador de um lado, canetas e borrachas para outro, papeis, copos e calculadoras espalhadas. Organize os materiais de escritórios de uma forma cômoda. Se você não tiver gaveta, coloque em uma caixa organizadora próximo a você.

8 - Não deixe copos e alimentos na sua mesa. Local de trabalho não é local de comida. Imagine se um copo de suco ou água cai no seu computador. Comidas deixam seu ambiente sujo, com cheiro ruim e incomoda outras pessoas. Pense nisso.